terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Missionaridade do nosso "seráfico" Regina Minorum"

"Ide pelo mundo, batize em nome do Pai, do Filho e do Espírto Santo,
e ensine a todos o que lhes ensinei [...], e eis que estou com vocês todos
os dias " (Mt. 28, 18-20)

Esta tem sido a função e a missão primaz de nossa casa-mãe, o Seminário Regina Minorum (em Anápolis-Go): Gerar filhos enviados aos mais diversos e diversificados serviços, de acordo com suas potencialidades, para aí observar e anunciar a Boa Nova de Cristo a todas as gentes.

Cravado na planície formada aos pés dos morros que sustentam, de um lado a Cruz Celta (o nascente, o novo), do outro, o cemitério dos frades (o poente, o memorial), o Seminário Regina Minorum se torna, ao longo dos anos, o guardião da memória, dos feitos e, sobretudo, da inicial formação dos frades menores nas terras goianas. Como "mãe que ama e nutre o seu filho" (Rb. 6,8), esta Casa não só gera o  frade, como o envia e o acolhe ao longo da caminhada em muitos e vários momentos fraternos e decisivos de nossa Província.

Sonho realizado dos frades norte-americanos aqui chegados em meados do século XX, o Seminário Regina Minorum tem contribuído, direta ou indiretamente, na formação humana e espiritual de muitos jovens, e grupos de leigos engajados; e, em especial, na formação daqueles jovens que desejam revestir-se do hábito de frade menor, conformar o coração ao Sagrado Evangelho, a humildade e pobreza do Presépio, e ao testemunho da Cruz, da Eucaristia e da Palavra, tal como o fez nosso irmão, frei Francisco de Assis, na Igreja e com o povo de Deus.

Espaço de amor fraterno a todos, e imbuído de uma espiritualidade mística e ecológica toda própria, a história de nossa casa-mãe se funde a história pessoal de cada frade, cada jovem que deposita sua vida e seus sonhos aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo como fez são Francisco de Assis, e por esta entrega deixa-se moldar "é isto que eu quero, é isto que eu procuro, é isto que eu desejo de todo coração" (1Cel. 22,3), como o fez nosso seráfico irmão frei Francisco de Assis amando a todas as crituras, e servindo a Deus na pessoa do próximo, fazendo-se mais próximo ao seu próximo.
frei Ronildo Arruda, ofm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário